sábado, 1 de outubro de 2011

Gêneros Literarios

 A literatura começou a existir no Brasil atraves da colonização europeia pelos portugueses. Até então, a literatura portuguesa, formulada e influenciada pela literatura greco-romana, seguia a tradição de divisão padronizada dos gêneros literários, a qual se fundamentou  nos dias de hoje por meio do filósofo Aristoteles.
Esta separação facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso.
O gênero narrativo apresenta enredo, que é o conjunto de fatos encadeados; personagens, seres que vivem os fatos narrados e descritos, nesta relação de elementos há o diálogos e o tempo. No gênero dramático, o texto só atinge o seu objetivo quando encenado no palco.
O gênero dramático  apresenta uma história que é contada por um narrador e vivida pelos atores que representam as personagens. Há um espaço(cenário), as descrições sobre o cenário ficam em segundo plano, e o interesse do receptor pelo desfecho da história é acentuado conforme o “clímax” do roteiro.
No gênero lírico o objetivo do emissor não é somente contar uma história, não predomina a presença de enredo, descrição ou personagem. O objetivo do texto é subjetivo, ou seja, expressar a realidade do eu-poético, escritos em verso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário